«Você gosta de se mascarar de chaminé ou é apenas candidato a morto?»


LauraBM @ 01:26

Sex, 02/01/04

pvmundo_saude.gif
Saúde prà gente!

Define-se Saúde segundo a Organização Mundial de Saúde como "o estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença". Já na Antiguidade, Hipócrates, que é o Pai da Medicina, caracterizava saúde como um equilíbrio entre os diversos organismos e destes organismos com o meio ambiente.

O homem é capaz de modificar o meio ambiente para torná-lo adequado aos seus padrões estéticos, conforto, e necessidades individuais. Com isso pode provocar um desequilíbrio no ecossistema, dando surgimento a uma série de patologias.

É bem verdade que nem todos os problemas de Saúde Pública são devidos à destruição do meio ambiente, como por exemplo, a varicela, o sarampo, etc.

Entretanto, a grande maioria das doenças que dependem directamente de padrões comportamentais, como alimentação, higiene estão vinculadas aos factores ambientais. É necessário que junto com uma boa Educação nossas crianças morem em locais com: adequado tratamento de esgoto e destino do lixo. Sabemos ainda que a poluição ambiental, seja sonora, luminosa ou atmosférica, também pode levar a cefaleias, palpitações e vertigens.

No caso da água, existem doenças de transmissão hídrica, onde a água contaminada aparece como um importante meio de transmissão de doenças principalmente do aparelho intestinal (bactérias, vírus, verrinasse), e de origem hídrica, onde a contaminação da água por substancias químicas, inorgânicas ou orgânicas devido à poluição, pode levar a graus de toxidade variável ao ser humano. Temos conhecimento ainda que segundo parecer da ONU (Organização das Nações Unidas) de março de 2003, dentro de 25 anos, um terço da população mundial enfrentará grave desabastecimento de água e conflitos por causa deste recurso tornar-se-ão um factor chave do panorama mundial do século XXI.. Temos no Brasil a maior bacia hidrográfica do mundo e existe formas de coibir o uso irracional e inapropriado de nossos recursos naturais.

Há muitos anos há uma preocupação em todo mundo com o ambiente, sendo isso demonstrado através dos crescentes movimentos ambientalistas que objectivam a sua protecção. No Brasil já existem muitas leis que protegem a fauna, a flora e prevêem punições para vários tipos de poluição. É muito importante que elas sejam cumpridas, pois independente de nossos papeis sociais e profissionais, sempre podemos colaborar para o surgimento de uma sociedade onde as pessoas morem e se alimentem dignamente para que possam ter melhor qualidade de vida . Quando isso acontecer, não vamos encontrar o "bicho homem" catando comida entre os detritos do lixão e se tornando cada vez mais doente mental e fisicamente, como nos mostra o conhecido poema de Manuel Bandeira. Vamos sim, encontrar um homem que exerce cada vez mais o seu direito de cidadão e é mais saudável
------------------------------------------
Dr.ª Márcia Montez - Partido dos Verdes –
Candidata a vereadora/Brasil – projecto Saúde prá Gente
http://www.marciamontez.com.br/page5.html

Poema “O bicho”

“Vi ontem um bicho
na imundície do pátio
catando comida entre
os detritos.
Quando achava alguma coisa,
não examinava nem cheirava;
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
não era um gato,
não era um rato.
O bicho, Meu Deus,
era um homem”.
--------------------------
Manuel Bandeira


SOMOS MUTANTES: Deepak Chopra

Bem vindos ao meu Blog.
Tentarei transmitir algumas dicas importantes, distraí-los e diverti-los também.
Os artigos do blog não são substitutos da consulta médica mas uma directriz, compatível com o discernimento de cada visitante. ===== Obrigada!
mais sobre mim
* Meter o nariz no blog...
 
*Antiguidades óptimas
links
blogs SAPO