«Você gosta de se mascarar de chaminé ou é apenas candidato a morto?»


LauraBM @ 19:26

Sab, 11/09/04

sardas_mulher.JPGDISCROMIAS
São alterações de cor na pele, resultantes da redução ou aumento de melanina (pigmento) na derme.

TIPOS DE DISCROMIAS:

EFÉLIDES (SARDAS)
As efélides, conhecidas popularmente por sardas, são manchas de coloração castanho clara ou escura, que surgem principalmente na face, a partir dos 6 anos de idade, especialmente após a exposição solar. Frequentemente, estão ligadas à hereditariedade, ocorrendo em indivíduos de pela clara.

Além da face, surgem nos braços, ombros e no tronco.

MELANOSE SOLAR
A melanose solar ou mancha da idade (senil), também é frequente e se apresenta devido ao acúmulo de radiação solar sofrido pelo indivíduo durante sua vida. O tipo de pele e o tempo de exposição ao sol são os factores que determinam a época do aparecimento e sua intensidade.

Elas surgem, principalmente, no dorso das mãos, punho, antebraços e face.

MELASMA (CLOASMA)
Melasma ou Cloasma é o escurecimento da pele da face provocado pela produção excessiva de melanina (pigmento que dá o tom bronzeado à pele). O sol é um de seus principais agravantes, por ser um dos responsáveis pelo aumento da produção desta substância.
Ocorre quase sempre em mulheres, geralmente com mais de 25 anos e após gravidez ou terapia hormonal.

O melasma pode ser classificado como: leve, moderado ou severo, dependendo do grau de comprometimento da pele. Somente seu dermatologista poderá fazer esta avaliação.
O melasma pode surgir devido a múltiplos factores:

-Predisposição

- Gravidez

- Hormónios - ocorre entre 8% e 29% das mulheres que tomam anticoncepcionais ou fazem uso dos mesmos para reposição hormonal, no período da menopausa.

- Exposição solar - é o principal factor desencadeante do melasma. Os raios ultravioleta (UV) aumentam a actividade dos melanócitos, provocando a pigmentação. O melasma pode surgir imediatamente após a exposição intensa à luz solar ou instalar-se gradualmente, devido à exposição constante. Após o tratamento, é necessária uma protecção solar permanente, visto que a mancha poderá reaparecer.

- Cosméticos - produtos que contenham derivados de petróleo ou medicamentos atilados pela radiação podem contribuir para o agravamento do quadro.

TRATAMENTO
Somente seu dermatologista poderá avaliar o quadro de hiper-pigmentação e decidir o melhor tratamento.

SAIBA MAIS:

O Sol e o Melasma
Durante a exposição solar, a pele desprotegida absorve a radiação ultravioleta (UV). A melanina é uma resposta do corpo, que, na tentativa de exercer sua função de protecção, aumenta sua concentração na área submetida à radiação, escurecendo a pele e dando a ela um tom bronzeado.

Esta substância atua como um bloqueador tentando reduzir a penetração dos raios UV na pele, que podem provocar sérios danos, inclusive o desenvolvimento de um câncer cutâneo.

Frio, calor excessivo, vento e tratamentos faciais, também podem desencadear o melasma e até mesmo piorar seus aspectos.

Proteja sua pele

Para proteger a face, as mãos e áreas expostas contra os raios nocivos do sol, aplique, todos os dias, um protector solar de amplo espectro, com alto factor de protecção solar (FPS). Por menor que seja o período de exposição ao sol, ele já é suficiente para desencadear um futuro quadro de melasma. Minimizando a exposição solar durante suas actividades diárias, é possível prevenir o desenvolvimento de manchas, o aparecimento do melasma ou o agravamento do quadro clínico.

Esta recomendação é de extrema importância para mulheres que utilizam contraceptivos orais, fazem terapia de reposição hormonal ou já experimentaram um quadro de melasma no passado.
--------------------------------------------------
Artigo retirado do site http://www.mundomulher.com.br/


SOMOS MUTANTES: Deepak Chopra

Bem vindos ao meu Blog.
Tentarei transmitir algumas dicas importantes, distraí-los e diverti-los também.
Os artigos do blog não são substitutos da consulta médica mas uma directriz, compatível com o discernimento de cada visitante. ===== Obrigada!
mais sobre mim
* Meter o nariz no blog...
 
*Antiguidades óptimas
links
blogs SAPO