«Você gosta de se mascarar de chaminé ou é apenas candidato a morto?»


LauraBM @ 00:28

Dom, 10/07/05

Propriedades do azeite

10-01-2005 14:37:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-6654590
Temas: brasil

Azeite tem propriedades anti-cancerosas - investigadores

Washington, 10 Jan (Lusa) - Investigadores norte-americanos descobriram no azeite propriedades que o podem converter numa arma contra o cancro da mama, indica um estudo hoje divulgado.
Experiências realizadas em laboratório com células cancerosas da mama mostraram que o ácido oleíco reduz de forma importante os níveis do gene canceroso "Her-2/neu", também conhecido como "erb B-2", explicou Javier Menendez, da Faculdade de Medicina Feinberg da Northwestern University de Chicago, principal autor do estudo.
Taxas elevadas de "Her-2/neu" foram observadas em 20 por cento dos cancros da mama e estão ligadas a formas particularmente agressivas da doença, disse o investigador.
Outras experiências com células cancerosas mostraram não só que o ácido oleíco neutraliza o gene em causa, como aumenta a eficácia do tratamento com anticorpos monoclonais, chamado trastuzumab (Herceptin), segundo o estudo, hoje publicado nos Anais de Oncologia.
Este tratamento visa especificamente o gene "Her-2/neu, um dos mais importantes no cancro da mama, e permite prolongar substancialmente a vida dos doentes, referem os investigadores. "Os resultados das nossas investigações tendem também a confirmar os estudos epidemiológicos que mostraram que a dieta alimentar mediterrânica, rica nomeadamente em azeite, tem efeitos protectores contra o cancro, as doenças cardiovasculares e o envelhecimento", notou Menendez.
Estudos realizados em populações do sul da Europa já tinham mostrado que o ácido gordo monoinsaturado poderia ter efeitos protectores contra o cancro da mama, mas as experiências feitas com animais de laboratório nunca deram até agora resultados concludentes, segundo esses investigadores.
Uma das explicações disso poderia residir no facto de o ácido oleíco utilizado nessas experiências estar misturado com vários outros ácidos gordos e outras protecções naturais.
As propriedades do azeite já tinham sido oficialmente reconhecidas a 02 de Novembro de 2004 pela agência norte-americana encarregada da regulação dos produtos farmacêuticos e alimentares (FDA), que autorizou os produtores a referir, nas suas garrafas, os efeitos benéficos do produto para a saúde, nomeadamente o sistema cardiovascular.
CM.
Lusa/Fim


SOMOS MUTANTES: Deepak Chopra

Bem vindos ao meu Blog.
Tentarei transmitir algumas dicas importantes, distraí-los e diverti-los também.
Os artigos do blog não são substitutos da consulta médica mas uma directriz, compatível com o discernimento de cada visitante. ===== Obrigada!
mais sobre mim
* Meter o nariz no blog...
 
*Antiguidades óptimas
links
blogs SAPO