«Você gosta de se mascarar de chaminé ou é apenas candidato a morto?»


LauraBM @ 00:09

Sab, 05/08/06

Você está deprimido?
Provavelmente não, pois tem amigos virtuais com quem desabafar. Enquanto explica a outrem, está explicando a si mesmo, conhecendo-se melhor. Mas você pode ter alguém na família que esteja em situação de risco. Neste caso, você vai ter que brigar com um jacaré, pois raramente o doente admite que está doente. Se admitir, já tem meio caminho
andado e você pode orientá-lo.

Leia, pois, o meu discurso! É o discurso de quem sofreu de depressão, sem saber disso, da infância até à idade madura. E de quem já teve quatro loucos na família, fora os semipirados. Prestenção!

- Tomar medicamentos e esperar que eles resolvam sozinhos o problema da depressão, não funciona. Temos que cooperar, aproveitando o efeito deles para colocar em prática o que sabemos que é benéfico.
- Praticar o que está num livro de auto-ajuda bem escolhido; apegar-se a uma religião; abrir o coração com alguém, ao vivo ou por escrito, tudo isto ajuda. Nossas decisões podem não funcionar sem o medicamento, e o medicamento pode
não funcionar sem que tomemos decisões.
- A psiquiatria, com seus novos medicamentos, progrediu muito nos últimos anos. Mesmo assim, o médico pode não acertar na receita. Então temos que voltar a ele e discutir o assunto.
- Nossos planos de saúde são fajutos, não permitem que o médico nos dê a devida atenção. Por isto temos que nos empenhar em pesquisas sobre o assunto, para poder dar ao médico algumas dicas.
- Algumas pessoas, principalmente as que não têm tempo ou habilidade para auto-análise, podem precisar de um psicólogo ao invés de um psiquiatra, ou talvez de ambos.
- Nem sempre o fármaco mais caro é o que vai funcionar. Nem sempre o médico mais famoso é o que nos vai curar.
- Curar-se de uma depressão é a glória. Não vai impedir que nos entristeçamos, que sintamos raiva, mas tudo na exata medida, sem aquela lente de aumento que colocávamos sobre cada aborrecimento.
Discursei.
Ana Suzuki


De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

SOMOS MUTANTES: Deepak Chopra

Bem vindos ao meu Blog.
Tentarei transmitir algumas dicas importantes, distraí-los e diverti-los também.
Os artigos do blog não são substitutos da consulta médica mas uma directriz, compatível com o discernimento de cada visitante. ===== Obrigada!
mais sobre mim
* Meter o nariz no blog...
 
*Antiguidades óptimas
links
subscrever feeds
blogs SAPO