«Você gosta de se mascarar de chaminé ou é apenas candidato a morto?»


LauraBM @ 22:52

Dom, 20/08/06

stressado.gifConjunto de reacções do organismo
às agressões de ordem física, psíquica ou infecciosa,
capazes de perturbar a homeostasia, ou seja,
o estado de equilíbrio do nosso organismo.

O stress se desenvolve em 4 estágios:

1 - Fase do Alerta: Esta é a fase boa do stress, onde produzimos adrenalina e ficamos cheios de energia e de vigor, prontos para, se necessário, varar a noite ou despender grande quantidade de energia se tivermos que lidar com uma emergência. Durante esta fase, podemos também sentir tensão ou dor muscular, azia, problemas de pele, irritabilidade sem causa aparente, nervosismo, sensibilidade excessiva, ansiedade e inquietação. É quando a pessoa se depara com um factor estressador. Pode ser uma prova, um evento social. A sensação é de uma indisposição.

2 - Fase da Resistência: Nesta fase, dois sintomas mais importantes surgem: dificuldades com a memória e muito cansaço. Se nosso esforço for suficiente para lidar com a situação, o stress é eliminado e saímos do processo de stress.

3 - Fase da Quase-Exaustão: Os sintomas desta fase são: cansaço mental; dificuldade de concentração; apatia ou indiferença emocional; problemas de pele, queda de cabelo, gastrite, úlcera, perda ou ganho de peso, pressão alta, crise de pânico; apatia, autodúvidas, ansiedade, perda do intesse sexual, impotência freqüente,etc. Já é uma resposta do organismo que não conseguiu se recuperar da fase de resistência e o desgaste fica acentuado.

4 - Fase da Exaustão: É a maior fase de estresse, quando os problemas de saúde se estabelecem, dependendo da predisposição de cada um. A pessoa fica sem energia para nada, sensível ao extremo, sem qualquer humor e ansiosa. A pessoa estressada a este nível pode ter pesadelos, ficar deprimida, extremamente irritável, capaz de atitudes descontroladas e desatinadas, pode não conseguir ir trabalhar e desenvolver doenças. O estresse não é causa de uma doença, mas, quando se torna crónico, contribuirá, junto com outros factores, para que a pessoa adoeça. A terapia psicológica torna-se obrigatória.
-------------------
2/04/2006
artigo recebido via Internet, s/autoria


De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

SOMOS MUTANTES: Deepak Chopra

Bem vindos ao meu Blog.
Tentarei transmitir algumas dicas importantes, distraí-los e diverti-los também.
Os artigos do blog não são substitutos da consulta médica mas uma directriz, compatível com o discernimento de cada visitante. ===== Obrigada!
mais sobre mim
* Meter o nariz no blog...
 
*Antiguidades óptimas
links
subscrever feeds
blogs SAPO